segunda-feira, 19 de julho de 2010

Alimentação

.

Olá.

Uma das coisas que todos mais gostam de fazer é comer. Mesmo aqueles que fazem dieta, sofrem para não se render a algo calórico. E sinto-me feliz por ter nascido nessa época, onde a culinária é perfeita. Se bem que as coisas que eu comia antigamente também eram boas: quem lembra do Kidlat? Um bolinho da Parmalat, da turma de animaizinhos, era uma delícia, até que pararam de vender (se eu não me engano, voltaram a vender com a embalagem dos Padrinhos Mágicos).

Eu gosto de comer. Mas se eu não comer moderadamente, eu ficarei obeso. Não que ser gordo seja um problema, esteticamente falando; ser gordo, obeso, só é um problema à partir do momento que isso atrapalha sua saúde (diabetes, colesterol alto, excesso de gordura trans, etc). Claro, eu não me arriscaria a comer somente alface, brócolis ou couve-flor. Mesmo porque, se você não come carne, acaba lhe faltando proteínas necessárias para seu corpo. Mas tem de maneirar, não só com a carne, mas também com o doce; quase ninguém resiste a uma barra de chocolate, por exemplo. Você pode comer, mas esporadicamente.

Começando: Ao contrário do que se diz, a massa não engorda. Quero dizer, como qualquer outro alimento, engorda se comermos em excesso. Mas, o que faz engordar mesmo é o acompanhamento: por exemplo, se vamos comer um sanduíche, o pão em si não engorda, o que engorda é o queijo, hambúrguer, ou qualquer outra coisa que um indivíduo colocaria em um pão. Então, é pura balela quando alguém chegar em você e falar "não coma o miolo desse pão, senão você vai ficar barrigudo(a)!".

Você que está lendo, responda-me: em dia que está aquele calor infernal, você andando na rua voltando para casa, prefere tomar um copão de refrigerante ou de suco? Creio que muitos devem ter dito refrigerante, e isso não é bom. Eu prefiro chegar em casa e tomar um suco de laranja do que uma Coca-Cola, ou Fanta, tanto faz. Mas o suco não pode ser aquele de pacotinho, que vem com um monte de conservantes e que parece mais água com açúcar; tem de ser suco natural, esse é, além de delicioso, saudável. Se eu fosse você que escolheu refrigerante, tomaria mais suco.

Outra coisa: sim, eu sei que é chato, mas além de tudo, você precisa fazer exercícios. Não adianta você ficar obeso e tomar remédio para emagrecer que não vai adiantar muita coisa (você até emagrece, mas terá ataques nervosos que te farão comer mais, e acaba se tornando um ciclo vicioso). É tudo uma questão de paciência.

Finalizando: não que seja ruim ser gordo. Inclusive, tem muitas mulheres gordinhas que ficam bem melhores que aquelas mulheres magérrimas que pensam que tão abalando. Mas, isso pode ser ruim a sua saúde, e para reverter depois, acaba sendo algo maçante que te dá preguiça, e você acaba se rendendo. Como diz o ditado... melhor prevenir do que remediar.

Tchau.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário