quinta-feira, 8 de julho de 2010

Morte

.

Olá.

Dizem que a morte é a pior coisa que pode haver. Eu discordo em parte. Sim, a morte é muito ruim para nós, porque a pessoa que amamos se vai de uma hora para a outra. Mas o que ocorre após a morte? Se formos pelo lado cristão da coisa, a pessoa que morreu, se foi uma boa pessoa, terá uma pós-vida muito melhor. Ou seja, seria muito egoísmo de nossa parte querer que a pessoa esteja sempre ao nosso lado se ela pode ter algo melhor pela frente. E se a pessoa mesmo não quisesse viver mais? Se ela quisesse a vida póstuma? Claro, muitos podem ter pensado agora: nem todos conseguirão a vida eterna no Paraíso. Mas, espera aí: se a pessoa não conseguir essa vida, é porque ela não foi uma boa pessoa. Ou seja, você estaria amando alguém que não é bom. Então, você já deveria ter em mente que ele não acabaria bem, não é mesmo?

Meu padrinho faleceu há mais ou menos um mês. Foi difícil, eu fiquei muito sentido com isso, mas depois que eu passei na casa dele, eu descobri pela minha madrinha que em seus últimos dias ele já estava desistindo da vida. À partir daí, refleti muito, e cheguei a conclusão de que eu não devo me preocupar: faz parte da vida. Se bem que eu ficaria muito nervoso se ele morresse tragicamente, como em um assalto (ele era dono de um bar, isso poderia acontecer facilmente, já que se passam muitos bêbados por lá). Felizmente, ele morreu já idoso, então era mesmo a hora dele: ele morreu de ataque cardíaco.

O que eu acho muito importante : creio que devemos sempre dizer às pessoas o quanto gostamos dela. Eu sei, vocês ouvem bastante isso por aí, mas é a verdade. Isso às vezes dá um impulso para querer viver mais, sabe? Saber que há alguém nesse mundo que te ama, além dos pais, claro, é muito bom, vocês sabem disso.

Mas, o mais importante de tudo: você também é humano, ou seja, você também morre. Então, como nós nunca saberemos quando nós vamos morrer, temos que aproveitar os dias. Eu sei, terão dias em que nós vamos acordar de saco cheio e dizer "vou curtir coisa nenhuma, me deixa deprimido aqui que eu tô feliz". Isso também é curtir o dia, só que da nossa maneira. Chegará um dia em que nós vamos olhar para trás (isso se ainda tivermos a capacidade de lembrar das coisas) e vamos ficar felizes. Afinal, só de bons momentos que lembramos. Ou seja, tente ser o mais louco possível.

Eu não sou aquele fã de poemas. Mas esse aqui (Instantes, de autor incerto) eu carregaria sempre no meu bolso, para ler sempre que eu puder:

"Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.

Seria mais tolo ainda do que tenho sido; na verdade, bem poucas pessoas levaria a sério.

Seria menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos imaginários.

Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; se voltasse a viver, viajaria mais leve.

Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera a continuaria assim até o fim do outono.

Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida. Claro que tive momentos de alegria. Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos. Porque, se não sabem, disso é feito a vida: só de momentos - não percas o agora.

Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo ..."

Então, amigo(a)... porque você não diz agora para um amigo seu que você o ama? Creio que isso não vai tirar nenhum pedaço, não vai doer, e o melhor, seu amigo vai adorar. Eu mesmo vou já dizer a um amigo que o amo.

Tchau.

.

4 comentários:

  1. Cara, é sempre com enorme prazer que perco meu tempo para vir aqui ver se tem atualização... além de meu amigo você é um cara muito foda.

    E, do fundo do coração, te amo =D
    te desejo tudo de bom e to curtindo vir ler seus posts.

    e como disse ali em cima: me deixa deprimido aqui que eu to feliz.

    hehehehe =P

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, cara *-* Eu também te amo, velho. É disso que eu estou falando, vocês que leram minhas postagens e que também olham os comentários, olhem pra esse indivíduo que postou e espelhem-se nele. Muito obrigado mesmo, Gu! =D

    ResponderExcluir
  3. Muito om adorei seus posts estou anciosa por mais filhote ^^
    =*

    ResponderExcluir
  4. Terão muitos, não se preocupe! :D

    ResponderExcluir