segunda-feira, 12 de julho de 2010

Saudades

.

Olá.

De acordo com os especialistas linguísticos, a palavra 'saudade' é uma das mais difíceis de se traduzir para outras línguas (os ingleses, mesmo, quando dizem que estão com saudades, só usam 'I miss you'). Poucas são as línguas que possuem essa palavra em seu vocabulário, e mesmo as que tem, não tem o significado exatamente igual ao da língua portuguesa. Se algum dia um estrangeiro te perguntar "o que é 'saudade'?", o que você responderia a ele? (respostas nos comentários =D)

Muito ficariam procrastinando, enrolando, até achar uma resposta que conforte, mas que não é o significado. Eu vou tentar formular uma resposta aqui: "Saudade é uma tristeza de algo que, antes próximo a você, está distante. E esse 'algo' pode ser: pessoa, época, comida, animais em geral, dias, tudo. "

Infelizmente, essa resposta não é geral pois é metafórica, logo também é uma enrolação. Mas, boa parte talvez entenderia e associaria a algum fato de sua vida, por que não?

De acordo com minha aula de história, a saudade é uma lembrança de um passado satisfatório, a presença em um presente não satisfatório e um receio de um futuro incerto. Explicando: seu passado pode não ter sido algo tão bom, mas era uma coisa que satisfazia. Por exemplo, seu cachorro te mordia pra caramba, só dava trabalho, mas isso já te bastava. E agora, você está em um presente insatisfatório, onde você está numa condição diferente da que você estava antes, mas que não te satisfaz como antes. Por exemplo, você pode ter viajado e você não vai ver seu cachorro por um bom tempo. E então, você está receoso por um futuro que não é tão certo, por exemplo, pode ter acontecido mil coisas com o cachorro enquanto você viaja, mas você nem precisa pensar nesses tipos de coisa para sentir. Logo, você sente tristeza pelas coisas que podem não ser mais como antes. A saudade pode ser associada à morte, nesse caso, mas muitos exemplos podem ser feitos nesse caso, e pode ser associada a coisas pequenas. Outro exemplo: você gostava do macarrão da sua avó. Atualmente, você não está comendo mais esse macarrão por que você está na casa de seus pais. E como você não sabe quando você comer esse macarrão de novo, você sente uma leve tristeza de não comer, e exclama:

- Que saudade do macarrão da minha avó! - Olha aí a saudade de novo.

Mas, cá entre nós, você daria essa explicação a um estrangeiro? Por mais que você saiba se expressar em outro idioma, ou ele se expressar no seu, alguma confusão daria nesse meio tempo. Ou não, né. Essa resposta é mais detalhista, logo não é uma procrastinação, então seria mais fácil de explicar. Mas... será que ele entenderia ao certo?

Eu não acho que é uma palavra tão difícil, acho estranho considerarem que é a 7ª palavra mais difícil de se traduzir. Para os curiosos, as 10 palavras mais difíceis de se traduzir:

Para finalizar: essa é mais uma das coisas que só que provam que, mesmo que saibamos falar uma língua, nem tudo pode ser resumido em palavras. A nossa cultura já nos ensina o que é saudade sem que temos de saber em palavras; afinal, saudade não se explica, saudade se sente.

Tchau.

.

Um comentário:

  1. "Se algum dia um estrangeiro te perguntar "o que é 'saudade'?", o que você responderia a ele?"
    - É me confortar com a ilusão de que a qualquer momento estarei te vendo cruzar a porta e vir ao me encontro...

    ResponderExcluir